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Falando muito sobre um filme que ninguém viu: The man who shot Liberty Valance
John Wayne está morto e James Stewart, senador importante vem a uma minúscula cidadezinha para seu funeral. As pessoas da cidade estranham, o próprio James Stewart estranha: John Wayne será enterrado como indigente. Um senador na cidade, no entanto, é notícia e correm jornalistas para arrancar o motivo da ilustre visita no enterro de um joão-ninguém. Finalmente ele consente e resolve contar a história. Quando era jovem, recém-formado em direito, JS se muda para o oeste, que ainda era considerado uma terra de brutos (acre, rondônia?) levando apenas seus livros de Direito e sua fé nos mesmos e na democracia american way. Antes mesmo de chegar na cidade sua carruagem é assaltada e ele é agredido pelo bandido valentão, Liberty Valance [Lee Marvin]. Acorda com uma linda descendente de suecos tratando de seus ferimentos. Ele fora salvo pelo John Wayne. A situação se desenha: Liberty e sua gangue mandam na cidade e roubam as pessoas. Seu contraponto é John Wayne, um homem durão e solitário, o único que poderia salvar a cidade mas que prefere deixá-la assim. A consciência de que seu verdugo é sua extensão fica sub entendida e é o real motivo pelo qual John Wayne dá uma certa liberdade ao bandido. James Stewart se revolta com essa situação, luta pela justiça e começa a ensinar as pessoas da cidade a escrever, obviamente a aula fala mais sobre os valores da democracia que do alfabeto. James Stewart espalha o espírito democrático e insufla a cidade contra Liberty Valance, apesar dos apelos de John Wayne (após salvá-lo uma segunda vez ele o lembra: eu não posso estar aqui sempre.) Aceitando um pouco a lei da selva, JS aprende a atirar, mal e porcamente. O clímax chega em um duelo. E James Stewart, o almofadinha, vence Liberty Valance. John Wayne aceita resignadamente sua queda, o tempo dos heróis passou. John Wayne, o protótipo de Indiana Jones, John McLane, Rambo, o herói solitário, é substituído pelo voto popular, pela vontade do povo. O maior líder é o próprio povo e viva a democracia. Em seguida, James é indicado para aquele que seria o início de sua carreira política e um inimigo o chama de assassino. Esse dilema interno o crucifica e então surge John Wayne para explicar o que aconteceu, na verdade ele assistia a cena do duelo ao longe, com seu fiel escudeiro, Pompey, que lhe entrega uma espingarda, e, de uma distância enorme e no momento exato, John Wayne é quem mata o valentão. Em seguida ele volta para sua casa, onde construía um quarto extra (seria para a sueca que acabou se casando com James Stewart) e queima a casa inteira. Pompey o salva, bêbado e em prantos. Ao saber da história, James Stewart se revigora, se sente puro novamente e capaz de lidar com o peso de sua vocação, agora que descobriu suas mãos limpas. Então John Wayne entrega o jogo "you taught her (a suequinha) how to read and write. now give her something to read and write about." e o empurra para dentro da sessão onde seria eleito representante. os jornalistas, de volta no funeral, ficam abismados com a história mas decidem não publicá-la. às vezes a lenda é melhor que o fato. mais uma vez, moçada: it's all about a girl. explicação: Fight Club, primeira cena: "por que estou numa cobertura e tyler com um revólver na minha boca e todos os prédios das grandes corporações prestes a explodir? deixe-me começar: tinha essa garota, Marla Singer" e no final ele pega na mão de Marla enquanto explodem os prédios (with your feet in the air your head on the ground, ao fundo)"você me conheceu numa época meio estranha, mocinha"
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