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teutônicos qual é a desses malditos alemães? na primeira metade do século o mundo era bem diferente, politica e culturalmente, a europa era o centro das atenções, de onde emanva seus poderes imperiais de líderes do mundo. daí teve o pequeno austríaco anti tabagista e teve que ser detonado pelos americanos de um lado e mama russia do outro que ganharam o mundo e repartiram entre si (apesar dos protestos de um ébrio churchill que viu seus sucessores se tornarem apenas sidekicks ou escadas). mas nem toda a alemanha era vítima das armadilhas mágicas dos bavierenses. haviam caras legais que achavam tudo uma bela duma bosta e se escondiam escrevendo livros maravilhosos na suíça e outros lugares. tinham mais, provavelmente mas quero falar de dois: hermann hesse & thomas mann. Dr. Fausto (Mann) pega os mesmos temas de Demian e Lobo da Estepe (Hesse) e desenvolve mais lentamente, sob a luz de Goethe, enfim, eterna referência da cultura alemã. Os caras são muito musicais também, fascinados com o andamento e a desenvoltura da melodia, das assonâncias, sempre estão indo para concertos e tendo epifanias e mini satoris enquanto escutam suas peças preferidas. A construção das sentenças é outra coisa parecida. As frases são longas com adjetivos que se interpelam, vírgulas que dão lugar a orações subordinadas e vocativos. Outras vezes são enormes orações coordenadas, todas com a mesma força e importância, seguindo o caminho de uma idéia muito longa onde o cara devaneia e nunca se perde. Infelizmente não falo alemão e não sei até que ponto isso vem da própria estrutura gramatical da língua e até onde os caras fazem isso por mérito próprio. Mas, de qualquer jeito, tá lá.
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