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trabalho na frança como Game Designer. aqui conto historias que acho interessantes. os assuntos sao geralmente cinema e video games mas nao apenas. de forma alguma.


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Rockstar anunciou o GTA Vice City Stories - PSP para fim de outubro. Sim, sei que é mais do mesmo: reciclagem de scripts e modelos e sistema de jogo com um pouco de maquiagem pra poder vender um produto "novo". Nao tem problema. A trilha sonora me deixa um pouco ansioso pois a primeira era uma coleçao de pérolas. Can't fucking wait.

é estupido ser fanboy mas nao ha opçao. GTA é um dos poucos jogos realmente bons hoje. Outros que prometiam foram enormes frustraçoes (7 sins, playboy the mansion, Killer7). Outro que pode ser comparado é Shadow of the Colossus, uma verdadeira obra de arte. Os outros (os outros BONS) sao jogos que ja jogamos algum dia, a unica diferença é que os caras fizeram melhor (God of War, Half Life 2) e que salvam apenas pelo gameplay altamente viciante e divertido mas que no fim te apresenta uma progressao dessas bestas e um universo deja vu.

as brilhantes exceçoes vem do leste, o japao soltando seus maravilhosos jogos de consoles portateis: Trauma Center, Phoenix Wright, Advanced Wars, Monkey Ball, Loco Roco, Katamari e Lumines. Todos diferentes, bizarros, com senso de humor e um universo maluco. Chega de BFGs e miolos de aliens escorrendo na parede, chega de espadas épicas e braços de trolls e elfos caidos na relva.

Esperamos Spore do Will Wright que pode (de novo) tentar salvar a industria. Ele ja conseguiu duas vezes mas ninguém percebeu: ele criou SimCity e The Sims, dois jogos que fizeram donas de casa e garotinhas jogar videogame. Dois jogos onde o ciclo objective->obstacle->reward nao inclui uma arma ou um ataque, onde o tempo do ciclo é lento e o jogador pode respirar a vontade. Onde o ciclo sequer é imposto, pois a importancia dos objetivos paralelos é definida pelo proprio jogador, nao pelo sistema (exemplo: salvar a princesa no mario ou construir aeroporto ou universidade em simcity).

Estou cansado, percebi que nos ultimos meses passo de um jogo de tiro para um jogo de espada, de um jogo de espada para um jogo de espada e magica para um jogo de tiro e espada. UMA exceçao para um jogo infantil onde o ataque era feito com gambahs. Em casa, porém, jogo Loco Roco e Evil Genius e REZ e fico imaginando que em alguma ilhota no japao um bando de Otakus estah começando um projeto que vai ensinar alguma coisa aos cabeças das equipes ocidentais.