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trabalho na frança como Game Designer. aqui conto historias que acho interessantes. os assuntos sao geralmente cinema e video games mas nao apenas. de forma alguma.


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Super Mario Movie

Gostei disso.

Sentient machine tá junto de 2001 e Nirvana. O bug feito consciência. Mais legal ainda é usar o próprio meio pro vídeo. Feito em formato .nes, ele só pode ser visto em um emulador: ou seja, não é um vídeo no sentido midiático, é um programa. Não interativo, mas ainda assim, um programa. Às vezes é meio artsy-fartsy mas no geral é bem legal e engraçado. A remixagem das músicas ficou genial. Como é uma corrupção do rom original de super mario, tudo o que vemos é data do próprio jogo. Reestruturação do discurso original criando novos sentidos. O que vale é a forma, não o conteúdo, o contexto determina o significado e contexto é ordem, é tempo. Uma palavra só significa o que a precedente e a seguinte permitem.

Corrupted Data já foi explorado em Metal Gear Solid também. E de maneira interativa, muito melhor. Pensando assim, Hideo Kojima deveria também estar no MoMA mas não precisa, ele vende alguns milhões de cópias: tem coisa melhor pra fazer.

Finalmente, outra coisa que ajuda a fazer funcionar esse vídeo é, acredito, o tempo de exposição à imagem 8-bit e a natureza simples dessa imagem. Mario é um sprite, algumas dezenas de pixels em cores básicas. Observar uma imagem tão simples por tanto tempo (quantas horas você jogou de mario?) cria uma marca poderosa. Seria válida a mesma exploração com uma imagem mais complexa? Menos universal e reconhecível?

o rom
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